Google Tradutor

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Viver Exaustivamente ou Viver Superficialmente


Viver Exaustivamente ou Viver Superficialmente

Viver exaustivamente é dedicar todo o nosso tempo para algo melhor, quer dizer para diversões e finalidades afins.
Exausto ao final do dia ou ao final da semana, não sobra forças e nem disposição                        para uma introspecção, assim, passa-se a vida sem ter trabalhado a própria vida interior.
Viver superficialmente é dar pouca atenção e importância ao que ocorre conosco e a nossa volta,  preocupações, aflições e vários aspectos da nossa vida são tratados com brandura e superficialidade, e não com aquela seriedade necessária.
Uma vida interior vazia e sem luz, é como uma casa fria e escura, falta alegria e sobra tristeza, quer dizer, todo o nosso pensamento e o coração passam a aceitar as impurezas aqui e ali, e pela forma superficial que olha para a vida interior, cada vez mais só tende a acumular o sofrimento.
Por própria culpa, preguiça e indolência espiritual, ela mesma se fecha, não se servindo mais de outras fontes mais finas que nos refrescam e purificam, ou expressando de uma outra forma, não se serve mais dos ventos refrescantes e dos raios da manhã que poderiam preencher a nossa vida interior, e assim caminhamos desanimados e desorientados.
O retorno aos trilhos originais, aqueles que poderia reconduzir a verdadeira Vida, em forma de aprendizado, descobertas e boas vivências, e que se tenderia para culminar também no nosso fortalecimento, acabaram se tornando dificultoso e doloroso.
Sem um núcleo que nos orienta e nos incandesce, ficamos debilitados para empreender uma longa caminhada, enfraquecidos, e sem um alvo elevado, passamos a abrigar toda a sorte de aspectos negativos,como julgar-se incompreendidos e julgando outros.
Em ambos os casos, o viver exaustivamente ou viver superficialmente tem em comum, apenas  o grande amor por si, relegando assim outros valores.                                             Escrito por: Yoshio Nouchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário